26/10/2012

As três peneiras


 
  Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
-Quero contar-lhe uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento - disse Sócrates - Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer.
Devemos sempre usar as três peneiras.
Se não as conheces, presta bem atenção.
A primeira é a peneira da VERDADE.
Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE.
Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não? Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
-A terceira peneira é a da UTILIDADE.
Pensastes bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Essa mensagem não foi postada com a proposta de te deixar mais "frio" para escutar algo que queiram lhe dizer, mas, com o propósito de mostrar a necessidade de se pensar antes de falar qualquer coisa. Pois, muitas vezes falamos sem pensar algo que não é verdade, nem bom, nem útil e acabamos nos arrependendo depois. Pense bem, isso não significa que você deve falar menos ou se privar de conversar com alguém, simplesmente, você deve estar atento pois seus atos e suas palavras refletem quem você é!!!

Tenhamos um excelente fim de ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário