29/01/2014

O que é a metamorfose?

   Os cientista explicam e Raul Seixas apoia. A metamorfose é definida no dicionário Aurélio como uma transformação: mudança de forma que se opera no ciclo de vida de certos animais como por exemplo dos insetos e batráquios.
   A partir disso, Raul Seixas traz em sua canção a conotação que diz: prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião sobre tudo. Isso nos traz o entendimento de que a mudança pode acontecer nos nossos atos também e não apenas em insetos!
   O físico Daniel Cruz classifica toda essa mudança como completa ou incompleta.
Metamorfose Completa: o animal que sai do ovo é totalmente diferente do animal da fase adulta.
Metamorfose Incompleta: O inseto sofre uma transformação parcial até chegar à fase adulta.
   Isso são três visões e explicações básicas sobre a metamorfose... vamos aprofundar sem complicar, porque também não posso assumir o papel de cientista, mas vamos lá:
   A borboleta é o animal que melhor expressa a metamorfose completa porque possui quatro etapas de desenvolvimento: ovo, larva, pupa, e imago. Assim, a mosca, e a vespa se caracterizam pelo mesmo modelo de desenvolvimento. Esses são os animais holometabólicos que mudam totalmente suas características desde o ovo até sua fase adulta.
   A barata exemplifica o segundo caso de metamorfose: não existe a fase pupa. Assim como a barata há o percevejo, o gafanhoto, a cigarra, etc. Os hemimetabólicos tem um mesmo aspecto na larva e imago!

   Pra aprofundar:
Existem ainda insetos que não sofre metamorfose. Esse exemplo de ametábolos é expresso com a traça!

E então, seja uma metamorfose ambulante porque a vida muda as decisões e você não pode se privar de viver novos pensamentos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário