08/08/2020

Hora de ser sincera sobre as escolhas

 Uma coisa eu sabia: eu queria fazer uma graduação online. Só que não foi isso que aconteceu, antes mesmo de concluir o ensino médio eu fiz o vestibular da UnB (que teve importância por ser conceituada) e passei, mesmo não sendo um objetivo meu, realmente não era, mas como eu não via muita possibilidade de fazer algum curso online e não conhecia muito sobre isso, fui pra presencial assim que concluí o ensino médio. Além de tudo era realmente minha área.

Não foi nenhum sacrifício, acho que eu simplesmente segui o que era pra fazer e assim continuei no curso. Hoje vejo quantas coisas foram importantes e marcantes por ter sido um curso presencial, mas pra falar a verdade, eu me sentia o tempo todo como se eu estivesse alí me preparando para quando fosse cursar minha graduação. No terceiro ano de graduação eu comecei a trabalhar, era uma boa oportunidade. Outra vez eu estava trabalhando em algo que tive uma oportunidade (muito boa), mas também era algo em que eu estava esperando o tempo passar até eu tomar a iniciativa de começar a minha graduação online.

Em 2016 eu vi que tinha trabalhado por alguns meses e definitivamente isso não tinha interferido tanto na graduação presencial. Honestamente, acho que os dois pra mim eram atividades extras. Apesar de estar cursando minha área (língua portuguesa) eu decidi que queria mudar de curso. Tentei transferir mas não consegui. No fim do ano eu tomei a minha decisão: Manter a graduação presencial, o trabalho e começar a graduação online. Era isso, na minha opinião, estava na hora de começar o que eu realmente queria. O que eu realmente não sabia era o curso que eu queria.

Passei meses pesquisando as graduações onlines, na verdade eu queria a mais barata mesmo. O curso nem tinha tanta importância assim. Então eu comentei com poucas pessoas que me disseram que não tinha sentido nenhum mas que não seria nada errado. Escolhi um curso que não era muito aprovado pelas pessoas com quem eu convivia, mas eu resolvi mostrar que eu ía fazer mesmo sem ninguém gostar. Pesquisei muito sobre o curso e a instituição. Pronto, estava decidido, eu ía começar 2017 cursando uma graduação online como eu sempre quis. Acontece que no dia que fui finalizar a inscrição eu vi que o curso não faria eu me sentir realizada.

No momento de finalizar a matrícula já no finalzinho do ano eu resolvi olhar a lista de cursos. No mesmo momento eu escolhi economia. Nunca tinha pensado sobre o curso, mas onde eu trabalhava muitas pessoas eram economistas. Além disso, eu queria uma graduação com um pouco mais de cálculos porque eu não tinha isso no meu curso. E em casa todos já eram formados em administração e contabilidade. Então pronto, o preço da mensalidade era o melhor e o curso seria um curso diferente porque eu nunca tinha pensado nisso.

É claro que tinha tudo pra dar errado escolher um curso dessa forma, mas meu objetivo era só a modalidade online. Por sorte ou sei lá o quê, eu gostei do curso. Pronto, em 2017 eu era uma pessoas mais feliz e consequentemente melhorou no trabalho e no curso presencial porque eu realmente estava feliz. Ciências Econômicas (mesmo eu nunca dominando o conteúdo) ganhou o meu carinho, eu percebi que estava no curso que queria.

O curso não era de Brasília, portanto eu não conhecia ninguém, mas incrivelmente eu conheci muitas pessoas da turma e passei a ter mais aproximação com as pessoas do novo curso sem nem mesmo conhecer pessoalmente do que com as pessoas com quem eu convivia em tudo presencialmente. Pois é, o tempo passou, os semestres passaram sem eu perceber, as pessoas também se afastaram das conversas onlines (o que me deixou triste, muito triste, mas não abalou meu precioso curso online). As disciplinas eu demorava tanto pra entender minimamente, parecia tudo tão impossível (e ainda parece), mas eu não vi o tempo passar.

O oitavo e último semestre começou dia 01 de agosto de 2020 e eu só entendi que tudo se passou ontem, dia 07 de agosto. Pois é, o curso online foi com toda certeza desse mundo minha melhor escolha. Hoje eu vejo que está acabando mas eu me deixei levar e não vi que os semestres acabavam e começavam outros, eu estava envolvida demais, feliz demais. E agora não sei se fico feliz por estar finalizando o curso ou triste por estar tudo acabando.

O que sei é que eu me sinto muito bem por ter seguido o que eu queria. A graduação online me proporciona uma sensação de dever cumprido inexplicável. Ontem eu entendi o que significa seguir o que o coração diz. Quero publicar o texto de formatura em dezembro ;) 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Megaaaa atrasada kkkkkkk
      É que também não teve uma formalidade com formatura heheh mas vou fazer uma postagem super especial mês que vem que é o mês do diploma :D

      Excluir