30/09/2013

Voto secreto

   O que é o voto secreto?

   O voto secreto é um voto que ninguém vê pra qual candidato vai o seu voto. Ou seja, os votos são marcados em segredo para que outras pessoas não vejam.

    Por que o voto secreto gera protesto no Brasil?


   No dia 18 de setembro foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição 43/13, que determina o fim do voto secreto em todas as decisões do Legislativo federal, estadual e municipal. Agora, a PEC vai a plenário, onde será votada em dois turnos. 
  Quando o voto é aberto, há condições de passar transparência a todos. Assim, as manifestações buscaram o fim do voto secreto, porque quem vota não tem nada a esconder!!


   Tudo isso acontece porque a Câmara dos Deputados decidiu manter o mandato de um deputado condenado por roubar 8 milhões de reais dos cofres públicos. Então, essa decisão foi finalizadas porque os votos eram secretos e não haveria uma maneira de ninguém saber pelo fato dos votos não serem públicos. Portanto, o sistema de votação foi usado para resgatar um parlamentar corrupto. 
    E, decerto, acaba o sistema de voto secreto!!!!


Saiba mais:O que é o voto de cabresto?

   Quando o voto era aberto, era possível que o coronel visse qual seria a escolha. Assim, ninguém votava em outra pessoa, senão o coronel. Caso o fizesse, sofreria alguma punição, por se tratar de uma traição ao próprio coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário