28/10/2013

Pode ser "mim"?

   Aquela frase que você já deve ter ouvido: "Mim não conjuga verbo". Sua primeira ideia era responder que você fala do jeito que quiser. Porém, sua educação te deixou fora dessa. Agora, já perguntou por que mim não conjuga verbo? É bem simples....
.....Lembra da aula de português que você disse que entendeu mas ficou com uma pequena dúvida? (não vou aprofundar, apenas te explico):

PRONOMES: essa é a classe de palavra que explica todo o caos. Os pronomes podem ser de várias espécies, mas não vamos longe, ficaremos com os pessoais. Lembrou? Caso reto e caso oblíquo, pronto, aqui você entende...




Os pronomes pessoais do caso reto são os que ocupam o lugar do sujeito na frase. Exemplo: 
Ana fez um bolo. (sujeito - substantivo próprio)
Ela fez um bolo. (sujeito - pronome pessoal do caso reto que substitui "Ana")

Os pronomes pessoais do caso oblíquo são os que desempenham função de objeto. O que se refere a alguém. Exemplos:
Traga um copo de suco pra mim beber. (errado - o suco vai beber você ou você vai beber o suco?)
Traga um copo de suco pra eu beber. (certo - ficou claro que você vai beber o suco.)

* Detalhe: Usar mim como caso reto é errado. Assim, na fala dá pra perceber o erro. Na escrita, o erro é extremamente maior. Repare na análise:
Traga um copo de suco pra mim beber.
Na frase você quis dizer eu ou me? O que torna muito errado!!

Opte pelo mais simples:
"traz um copo de suco pra mim?"
Pois, de qualquer forma, suco é pra beber. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Geralda, eu que agradeço sua presença e fico feliz com sua participação.... semana que vem tem mais postagens!!! Beijos e uma excelente quarta feira

      Excluir